Buscar
  • Studio 3R

ANTT flexibiliza regras para transporte de oxigênio chegar até Manaus

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) flexibilizou as regras para o transporte nacional e internacional de oxigênio para uso hospitalar destinado ao Amazonas. O estado vem sofrendo com a falta do insumo diante do aumento de casos de Covid-19.


As mudanças foram publicadas em edição extra do "Diário Oficial da União" deste sábado (16). Ao justificar a resolução, a agência cita a “situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus” no Amazonas.


O governo venezuelano ofereceu ajuda ao Amazonas. O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, informou, por meio de uma rede social, que nesta sábado já saem do país os primeiros caminhões com oxigênio com destino a Manaus.


Mudanças


A resolução da ANTT libera, pelo período de 90 dias, a emissão de Autorização de Viagem de Caráter Ocasional para o transporte internacional de oxigênio. Para isso, basta o transportador apresentar dados como razão social e CNPJ; origem e destino da carga; informações do importador e exportador e relação dos veículos a serem autorizados.


Também dispensa, por 90 dias, a apresentação de alguns documentos e obrigações para o transporte nacional de carga de oxigênio, como a antecipação do valor do pedágio, o Certificado de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e o registro de operações de transporte e o pagamento do valor do frete como previsto na resolução do frete mínimo.


Além de transportar pacientes que precisam de oxigênio para outros estados, nos últimos dias a cidade de Manaus vem recebendo cargas com oxigênio do governo federal e de outros estados. Na madrugada deste sábado, uma carga de 70 mil metros cúbicos de oxigênio foi enviada de balsa a partir de Belém (PA).


Também nesse sábado o avião da Azul que seria usado para buscar 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 na Índia foi usado para levar 40 cilindros de oxigênio à Manaus.


#euamocaminhoneiro#fecamrj#antt#noticiasdocaminhineiro#trc#riodejaneiro#sosmanaus

0 visualização0 comentário