Buscar
  • Studio 3R

Caminhão 2021: MAN TGX foi eleito por 24 jornalistas especialistas em transportes e veículos


O MAN TGX, lançado no início deste ano, é o Truck of the Year 2021 (Caminhão do Ano 2021). O prêmio é concedido por um grupo de jornalistas europeus especializados em transporte e em veículos comerciais. Os quesitos avaliados são inovação, tecnologia e design.


O prêmio Caminhão do Ano é considerado um dos mais prestigiados do setor. E foi entregue ao CEO da MAN Truck & Bus, Andreas Tostmann, em uma cerimônia virtual na sede da marca em Munique, Alemanha. O MAN TGX conquistou 155 votos e disputou o prêmio acirradamente com o novo FH, da Volvo Trucks.


Participam da disputa do Caminhão Internacional do Ano (IToY), modelos lançados no mercado nos últimos 12 meses. O júri também considera a contribuição do caminhão para a eficiência do transporte rodoviário. Os critérios utilizados para definir o vencedor incluem inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, consumo de combustível, emissões de poluentes e custo total de propriedade.


MAN TGX se destacou em vários quesitos


Tostmann afirma que a nova gama TGX representa um grande passo da MAN. O modelo evoluiu em termos de conforto, segurança, economia de combustível, conectividade e portfólio de serviços.


O júri do prêmio realizou vários testes de direção em Bilbao, na Espanha, no início do outro. Uma nova bateria de avaliações ocorreu mais recentemente na Alemanha e na Áustria.


O MAN TGX se destacou em aspectos como a aerodinâmica da cabine, o motor D26, o eixo de tração e o controle de cruzeiro assistido por navegador GPS. Esse conjunto contribui para uma considerável redução no consumo de combustível, segundo os jurados.


Interação entre homem e máquina foi elogiada


Os jornalistas também elogiaram a interação entre a máquina e o homem. Entre os destaques estão o painel de instrumentos colorido totalmente digital. A facilidade de acesso aos sistemas eletrônicos e o volante multifuncional intuitivo ganharam nota máxima.


Os sistemas de assistência à segurança também foram considerados inovadores. “Com o novo MAN TGX, a marca entregou uma linha de caminhões pesados voltada para o futuro”, afirma o presidente do IToY, Gianenrico Griffini. Segundo ele, o caminhão é “capaz de atender às necessidades de transporte de hoje e de amanhã.”

0 visualização0 comentário