Buscar
  • Studio 3R

Ponte entre Rondônia e Acre é inaugurada, com 1.500 metros e R$ 160 milhões em investimentos


O Governo Federal e o Ministério da Infraestrutura inauguraram a Ponte do Abunã, na divisa entre Rondônia e Acre, sobre o Rio Madeira. A estrutura tem 1.517 metros de comprimento, em aço e concreto, e recebeu R$ 160 milhões em investimentos.


A inauguração foi realizada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao lado de ministros.


Anteriormente, a travessia só podia ser feita por balsa, e agora, com a ponte, pode ser feita em cerca de 5 minutos, sem custo para os motoristas.


“Neste momento aqui, estou olhando aqui à minha direita, algumas balsas. Serviram a vocês por muito tempo, mas tudo tem seu prazo de validade. Ao contrário de críticas, eu até agradeço-os, logicamente, muita coisa foi colocada em jogo ao longo desse tempo. Fiz umas contas rapidamente, posso até estar equivocado, mas aqui vocês deixavam por dia, em torno de 100 mil reais para fazerem o translado, de uma margem para outra. Isso acabou. Além do tempo que vocês não mais gastarão aguardando a barca, com toda certeza, tudo que dependia de transporte para o nosso Acre, vai diminuir no mínimo 5%”, afirmou o Presidente.


A Ponte do Abunã conecta o Acre ao sistema rodoviário brasileiro e permite o escoamento de produção das regiões Norte e Centro-Oeste, principalmente de soja.


O tempo para travessia na balsa chegava a duas horas, e, além do tempo perdido, havia o custo da travessia. Com a construção da ponte, os caminhões deixam de pagar as taxas, aumentando a competitividade dos produtos que transitam pelo trecho.


A obra começou em 2014, sofreu com várias paralisações, e terminou em abril. Mais de 2 mil veículos devem passar pelo trecho diariamente.


Fonte: Blog do Caminhoneiro

0 visualização0 comentário